BANDEIRA E O BRAZÃO
Com início em 1995, a Junta de Freguesia lança o concurso público nacional para a criação do seu símbolo heráldico. Assim, após várias reuniões de um Júri representativo de todas as sensibilidades da Freguesia e a aprovação pela Assembleia de Freguesia e pela Associação dos Arqueólogos Portugueses - Comissão de Heráldica, o processo está legalmente decidido e a Baixa da Banheira tem, pela primeira vez, o seu símbolo próprio e oficial, com o qual poderá apresentar-se e fazer-se representar.
Brazão: escudo de prata, cinco bandeiras, sendo duas de azul, uma de púrpura e duas de vermelho, as hastes de negro ligadas por um ramo de hera, de verde passado em aspa; contrachefe ondeado de azul e prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "BAIXA DA BANHEIRA".
Bandeira: esquartelada de azul e branco. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Baixa da Banheira - Moita".
Significados: As bandeiras multicolores ligadas entre si por um ramo de hera significam as diferentes origens daqueles que constituíram a Freguesia e a força e importância do diversificado Movimento Associativo e Popular no desenvolvimento social da Freguesia. O azul como base e o elemento água reflectem a íntima ligação ribeirinha do Tejo.
Conteudo destes vários posts foi encontrado AQUI!!
1 Comments:
não tem mal nenhum copiar textos dos outros, desde que se indique claramente o autor
Enviar um comentário
<< Home