quinta-feira, junho 15, 2006

News flash

Hoje por volta das 16.30 entrava numa ourivesaria da Baixa da Banheira um individuo de raça negra, com aspecto "normal", os tipicos aneis e brincos e camisola com gorro.
Pergunta por aneis para a namorada e assim que lhe são mostrados na gaveta, agarra nela e foge...
Roubo à volta dos 15-20 mil euros, aproveitando a trovoada que se fez sentir e que fez com que a rua estivesse deserta.
Tinha acabado de sair da ourivesaria um homem que tinha vindo recarregar o extintor e assim que saiu, o ladrão entrou...
Parece que há uns dias/semanas tinha acontecido algo semelhante no "famoso" Rilhó na Estrada Nacional.

E é assim que vai a nossa terra...

EDIT: O Ps foi apagado para evitar mal entendidos...

EDIT2: Saiu no Correio da Manhã hoje. Os pormenores estão incorrectos à boa maneira do Correio da Manhã...

17 Comments:

Blogger joao figueiredo said...

não te parece que é exagero associar roubos aos negros, ou tráfico aos ciganos, ou generalizar as ilegalidades a todas a outras etnias que não aos "brancos"?

PS: se visitares o falta papel podes ficar a saber que não existem raças.

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo João longe de mim associar roubos a negros, se há coisa que não sou é racista...
Desde o 5º ao 12º sempre tive em turmas de maioria ( 80-90%) de negros e nunca tive qualquer problemas com eles, como aliás não tenho...
Uma coisa que eu nunca percebi foi o uso indiscriminado da palavra racismo ou racista quando "algo" acontece, e é nessa medida que a palavra está escrita daquela maneira.
Bottom line, a ultima frase é para ser entendida como desabafo, não é sequer para fazer sentido nem serem tiradas conclusões precipitadas, como o teu comentário parece evidenciar...
Aproveitando para agarrar nos ciganos que referes em cima, por acaso tenho um grave problema em entendê-los...
Nunca tive um amigo cigano confesso, mas tenho vários na minha rua e a ideia que tenho desde "sempre" é que é uma etnia que não respeita as restantes leis da sociedade...
Roubar, matar, traficar, magoar etc etc sei que existe em todas as "raças" mas os ciganos fazem algo mais que isso...Simplesmente vivem no seu proprio "mundo", não sei bem explicar...
Fica para uma próxima...
Abraço e obrigado pelo comentário.

PS: Podem-me acusar de censurar alguns comentários no blog, mas não me chamem racista porque não corresponde de todo a verdade...

5:02 da tarde  
Blogger joao figueiredo said...

o teu post é apenas mais um comentário igual a tantos que oiço na rua, e comentários como "eu não sou racista, mas não posso com os ciganos" são das coisas mais frequentes nos ultimos tempos.

pois eu tive colegas da escola ciganos, e numa altura em que se dizia que os ciganos não iam à escola. vão, e alguns até já votam, coisa que há não muito tempo não acontecia. tem hábitos de tráfico? talvez, nem todos, mas alguns sim. e traficantes brancos não existem? até são a maioria.

eu até acho que muitos ciganos tem dificuldade de integração, não respeitam as regras da nossa sociedade, alguns são bastante agressivos e muitas vezes malcriados. mas tb tenho a certeza que estes são os mais visíveis,e que brancos assim existem por aí "às paletes" (por exemplo, não sei de que etnia é o Trotsky, mas parece-me que não é cigano)

isto não é uma descupabilização de nenhum acto criminoso, porque para mim a justiça é cega, ok?

um abraço

7:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podes pensar o que quiseres de mim ou do meu post ;)
Os unicos sentimentos parecidos com racismo que sempre tive foi para com os grupinhos de putos, que sempre andaram a assaltar outros putos nas escolas.
E guess what...Tanto eram brancos, como pretos, como ciganos, como tudo...Era um cambada de fracos de todas as cores que se juntavam em grupo para fazer mal e que sempre detestei e muitas vezes desejei que desaparecem-se da face da terra.
A chamada maltinha do boné a que eu chamava de filhos da puta.
E antes que seja mal compreendido, eu sei que nem toda a gente que usa boné é bandido...

Os ciganos é como digo...Não compreendo. Como medida de comparação ( se bem que é impossivel fazer isso ) vamos pensar nos imigrantes que vêm para o nosso país...
Não deixam de ser pequenas etnias e a ideia que tenho deles é serem pessoas que querem trabalhar para vingar na vida.
A ideia que sempre tive do povo cigano e que sempre tenho ASSISTIDO, é que é uma etnia demasiado vincada em tradições, e que se estão a marimbar para a sociedade que existe outside of their own para as regras básicas da sociedade..Mas para explorarem ou aproveitarem os beneficios na lei,( que muitas vezes nem têm direito) são sempre os primeiros...
O que não falta são casos, nem vale a pena enumerá-los...
E sim, eu também sei que nem todos são pessoas más, mas contra factos não há argumentos...Especialmente os homens ciganos, fervem em pouca agua e são demasiado agressivos e têm pouco respeito pela vida humana ou pelas leis dum país.
E isso depois resulta nos crimes que se sabe...
Que os brancos "normais" ( isto soa muito mal ) também cometem e até em maior percentagem quase de certeza mas anyway, é a minha opinião...
Tenho dezenas de amigos negros, pretos, bumbos, blacks ou como lhes quiserem chamar e tenho 0 amigos ciganos. Nunca calhou...
Tenho mais amigos brancos, caucasianos, pulas ou como quiserem chamar, mas também acho normal...Há mais brancos na nossa zona, portanto em termos de probabilidade é perfeitamente natural isso acontecer...

Não vou discriminar alguém à partida, mas se fosse para uma ilha deserta sabendo o que sei e me FORÇASSEM a escolher alguém à partida para ser meu amigo, eu sei quem escolhia de certeza...
As nossas opiniões são moldadas por acontecimentos que temos conhecimento e a minha opinião acerca do povo cigano em GERAL, confesso que é má, acima de tudo não por eles serem como são,(generalizando) mas porque me parecem sem vontade de mudar...

9:10 da tarde  
Blogger joao figueiredo said...

a história dos ciganos sempre foi essa. são um povo nómada, que sempre viveram à margem, sobrevivendo da mendicidade e do tráfico (droga é coisa recente), regendo-se pelo seu próprio código de conduta, ignorando a lei das terras onde viviam.

o facto de se estarem a sedentarizar já é uma mudança, mas estas coisas duram muitas gerações, e até é bom que mantenham algumas tradições. disseram-me que não há festa como um casamento cigano (apesar de eu achar que casamentos combinados não tem sentido). eu sou dos que acredita que é a cultura popular que define os povos.

não é um tema fácil, nem existe uma formula. pelo menos eu não tenho uma resposta :)

11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho nada contra as tradições deles, desde que não passem por cima da liberdade dos outros...
Tu mesmo escreveste no vosso blog "a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outro" e não foi uma nem duas vezes que eu VI, fogueiras no meio da rua...Festas com respectiva musica em altos berros a altas horas da noite, gritaria por tudo e por nada também a altas horas da noite...
Agredir um homem até a morte porque ele ia sendo atropelado por um cigano apressado, enfim...
E isto falando de ciganos que moram em prédios, sedentarizados como referes...
E continuam sem respeitar a liberdade, neste caso, o descanso e a vida dos outros...
Campainhas não existem, quando se chega à porta de um outro cigano simplesmente buzina-se 3 ou 4 vezes até que alguém venha a janela...Os vizinhos? Que se lixem...
Se se cruzarem com outro cigano na estrada, simplesmente param o carro lado a lado e ficam a ocupar as 2 faixas de rodagem e ai daquele que lhes buzine, como EU já assiti ao vivo e a cores...
Enfim N histórias que já assisti e tu também deves ter as tuas concerteza...;)
Claro que me refiro a exemplos práticos, que de modo algum serão para generalizar a toda a etnia cigana...

Resumindo isto tudo, é mau existir racismo e xenofobia etc etc mas também é mau ver que muitas vezes não se faz nada para mudar...

1:47 da manhã  
Blogger joao figueiredo said...

"Claro que me refiro a exemplos práticos, que de modo algum serão para generalizar a toda a etnia cigana..."

era só aqui que eu queria chegar.
estamos de acordo ;)

10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Haja uma vez que isso acontece :D :p

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o joão figueiredo, mas ao mesmo tempo compreendo o kabum.
O argumento de que "não se pode generalizar" faz sentido, mas por outro lado, é um paradoxo que não se generalize certas atitudes, quando na prática existe uma espécie de padrão comportamental generalizado. Obviamente que nem todos os ciganos são delinquentes, mas para uma grande maioria de ciganos há um padrão de comportamento desviante, de aversão às regras básicas de convivência e respeito pelo próximo em sociedade...logo, muitas pessoas acabam por (até inconscientemente) atribuir um modelo de comportamento à generalidade dos ciganos.
Por isso penso que a integração tem de ser bi-unívoca...os ciganos têm de encontrar um equilíbrio entre os seus valores culturais tradicionais e os valores e regras vigentes no contexto onde se encontram.

Fazer parte de uma "minoria" acarreta, a meu ver, uma grande responsabilidade, uma vez que os actos de um único indivíduo têm um impacto muito expressivo sobre a forma como todo o seu grupo social vai ser visto pelos grupos "maioritários"...

Esta é uma discussão interessante, mas que, na minha opinião nada tem a ver com o post original acerca do roubo da ourivesaria. É pratica corrente para certos grupos de extrema-direita utilizarem o argumento que está escrito em P.S.
No entanto, julgo que não há evidência empíria que em Portugal existam mais negros a roubar (ourivesarias, bancos, etc) do que brancos...daí que essa correlação: negro/delinquente tenha, no meu entender uma conotação um pouco racista por parte do kabum (mesmo que inconscientemente)

Cumprimentos e parabéns pela discussão civilizada...coisa rara na maior parte dos blogs.

M

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ena ena, censurador, racista e até de extrema direita, já me "acusam" de tudo!
Isto merece um enorme LOL!
Peço desculpa pelo aparte...

Respondendo ao caro M, sim desviámos bastante no assunto ourivesaria, mas também pouco importa agora, discussões salutares caiem sempre bem...
Em relação à parte da extrema direita e racista, aceito obviamente que me julgue sem me conhecer, mas como já expliquei em cima...Se é isso que se percebe, então não foi de todo a minha intenção. ;)
Talvez apague o Ps para evitar ser mal compreendido...
Em relação à discussão amigável e civilizada...São as unicas que eu permito neste cantinho!
As poucas vezes que partiram para a parvoice e ofensas etc etc, esses comentários foram apagados, como aliás sempre serão...
Auto proclamei-me censurador de comentários parvos ;)

Um abraço e obrigado pelo excelente comentário...Volte sempre que é bem vindo!

11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Kabum faco das tuas a minha palavras..."malta do bone"..tb sao aqueles que me tiravam a vontade de ir para a escola!..ou entao levar a cacadeira do velhote na mochila! enquanto a malta que vende "trapos e cuecas" ainda estao habituados a para a "carroca" e depois culpar os burros de a levarem para o meio da via!enquanto "os primos" passam de jipe e ate desligam os pirilampos para nao assustar as bestas!!!!
para nao falar de na minha ultima visita a Baixa estar a passar perto do Mercado semanal da baixa da serra quando ..pa..pa.pa. uma saraivada de chumbo grosso...da pra exclamar..FOD...ja nao se pode andar aqui de dia para tomar 1 cafe quanto mais a noite para beber 1 cerveja!!! DA-Seeee
Far-West!!!!!

9:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se o ladrão tivesse sido um branco, dirias um individuo de raça branca?
Esta país esta cheio de tipos que não são racistas como tu mas que não queria a filha casada com um negro nem o filho casado com uma cigana...
Ignorancia.
Como dizia o pensador, RACISMO é BURRICE

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Precisely meu amigo!
Se fosse branco diria precisamente isso!

Já agora...Porque é que branco não tem conotação negativa e preto tem?

Que eu saiba brancos brancos só mesmo os albinos e mesmo assim nem são totalmente brancos...
Branco é o fundo deste berlogue!
E ignorância é alguém que não me conhece de lado nenhum e nem sequer se identifica, vir mandar postas de pescada sobre o que faria ou não...;)

PS: Volte sempre, de preferência deixando de parte as insinuações sem sentido...

9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou da Baixa da Banheira, vivo nesta terra há 32 anos, não me quero meter neste enredo de racismo, só quero fazer um comentáriozito "ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão"- perceberam...
Alguém me sabe explicar pq é que todos os dias se fazem filas enormes à porta da ourivesaria Rilhó????

6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu so da baixa da banheira a30 anos e so falamos de cigano e negros.epior vedere droga ou vedere criasas ciganos nao viola

11:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

netodos sao i
guais

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu so ajo que deveriamos faser a difresa seija cigano ou preto nuca tive prulemas con difresas rasas mais asisti.auma coisa.eu estava baixa da banheira a sentado numa esplanada.e estavo dois rapazes de cor. batedo notro rapaz braco e pasavo pesoas e nao disiao nada e que nei a partavo e pasava um rapaz de etn cigana foila sosinho en purro un e en purro ou o tro e disia ja jega ou quere matar ou rapaz.isto que se paso eu ajo que faser a diferesia.cuado dise foi un cigano e iso foi un e nao foi ous ciganhos. foi un preto e nao foi ous pretos e so iso que eu digo.deus quera que eu nuca tanha prulemas nei con ciganos nei con pretos.mais se tiver e sa poka sorte eu vo a potar a que le que mefas mal e nao a todos desculpe a minha manheira de es crever.eu comesei a trabalhar muito cedo por que ficae sen pai e mae muito cedo e tive de trabalhar muito cedo pra tomar conta dos meus e irmaus e deijei ascola un grada a braso portuga e forsa portugal pro mudial

1:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home